Psicoterapia Para Adolescentes


A adolescência é a fase mais importante da vida e marcada por muitas transformações. O adolescente que está caminhando para a vida adulta tem que lidar com mudanças rápidas em seu corpo de criança para um corpo de adulto, além de ser nessa fase que os primeiros relacionamentos amorosos se iniciam.

A sociedade cada vez mais coloca para o adolescente, tarefas que este deverá superar. Poderão então surgir dificuldades na relação do jovem consigo e com o exterior (pais, escola, grupo de amigos, etc) que deverão ser corrigidas e tratadas, para que o seu futuro não fique comprometido. O jovem terá que ter o seu primeiro contato com os “nãos” e com as desilusões advindas dos relacionamentos.

Consultar adolescentes significa ter disponibilidade e preparo adequado para ajudá-los a resolver conflitos.O trabalho terapêutico pode se tornar uma viagem fascinante rumo ao autoconhecimento, possibilitando maior entendimento e amenizando frustrações e conflitos.

Definição:
É uma consulta  presencial que apresenta comportamentos inadequados como: isolamento, apatia, desânimo, desinteresse generalizado, preguiça, medo de exposição, agressividade e busca de companhias nem sempre recomendadas.

Objetivos:
Ajudar o adolescente a vencer os conflitos que surgem em sua vida, ocasionados pelas mudanças físicas e emocionais e que geram comportamentos de agressão para com a família e fuga para os vícios.

Metodologia:
Os encontros devem ser semanais onde, dependendo do caso, serão utilizadas técnicas interdisciplinares, de forma a dar ao adolescente a oportunidade de se firmar como indivíduo, ter a confiança para tomar suas decisões e suas escolhas e conviver de forma saudável como sua família e o grupo social. As sessões com o adolescente, são conduzidas de forma bem natural e espontânea, onde o terapeuta procura criar um clima de confiança, com o intuito de ajudar o adolescente a vencer essa etapa de sua vida e possa trabalhar sem a presença de terceiros, principalmente dos pais.

Quando deve ser utilizado o recurso da terapia com adolescentes?
• Perturbações no comportamento "normal" (agressividade, instabilidade, irritabilidade)
• Sentimentos de inferioridade ou arrogância
• Comportamentos de isolamento
• Dificuldades de relacionamento com a família e restantes pessoas
• Distúrbios do comportamento alimentar (anorexia, bulimia, obesidade)
• Situações de angústia intensa (medos, ataques de pânico, fobias, ansiedade social)
• Dificuldades em adaptação à escola/universidade (e a situações de mudança)
• Depressão, baixa auto-estima, medos e inibições.

Como é feito o pagamento?
O pagamento ocorre a cada sessão, sendo acertado entre cliente e terapeuta. É fornecido o recibo para reembolso no seu plano de saúde. Obs. A partir de 7 de junho de 2010 o número de sessões cobertas pelos planos de saúde passou de 12 por ano para 40. (ANS DIPRO n°25, RN 211)
Para quem | Adolescentes
Consulta Presencial | Individual
Duração da Sessão | 60 minutos
Periodicidade | A frequência da consulta pode ser de 1 a 2 sessões por semana.

cliqueaqui.JPG