Psicoterapia Para Idosos


Nessa fase, o enfrentamento do processo de envelhecimento pode ser vivido de forma desadaptada, trazendo ao indivíduo depressão, diminuição da auto-estima e desespero.

É comum o idoso negar sua própria condição de envelhecimento, por considerar apenas os aspectos negativos da velhice; porém, através da psicoterapia estes podem ser reavaliados, focando em uma nova interpretação positiva sobre sua nova condição.

Na Interclinic, o idoso tem um tratamento especial. Ele vai superar seus medos e frustrações, bem como a aproveitar essa fase da sua vida, objetivando minimizar suas limitações e melhorar sua qualidade de vida.

A Psicoterapia de Idosos é uma atividade voltada para o tratamento dos processos fisiológicos, emocionais e sociais, que interferem na qualidade de vida do idoso, que necessita de atenção e orientação.

Objetivos:
A Psicoterapia para idosos procura tornar o idoso, um indivíduo ainda produtivo, com objetivos e sonhos a realizar. A terapia pode, também, atuar como um auxiliar na busca do entendimento do idoso para a sua condição de saúde, para o uso correto dos medicamentos e procedimentos médicos, bem como para avaliar o sofrimento gerado por processos depressivos, comuns nesta fase de sua vida.O objetivo maior da terapia para idosos, utilizando a ludoterapia (brincadeira para idosos) como uma das técnicas principais para expressar a energia do novo,ou seja, brotar a criatividade no processo terapêutico.A Interclinic busca reforçar o nosso desafio de melhorar as condições para o paciente idoso, para envelhecer com mais saúde e bem estar.

Metodologia:
Quando associamos as falas dos idosos ao referencial teórico e incluímos a ludoterapia como alternativa para proporcionar acolhimento e saúde aos pacientes idosos com depressão, observa-se que a ludoterapia influencia na melhoria do estado depressivo do paciente idoso. A terapia através das técnicas lúdicas é uma oportunidade que o idoso tem para redirecionar sua vida e o seu tempo, com atividades produtivas, prazerosas e realizadoras.O tratamento pode ser realizado individualmente ou em grupo.

Quando deve ser utilizado o recurso da terapia com Idosos?
• Depressão, processo de luto e perda
• Dificuldades em adaptação a novas situações pessoais e familiares
• Perturbações no comportamento "normal" (instabilidade, irritabilidade, isolamento, agressividade)
• Processos patológicos resultantes de doenças físicas/psicológicas
• Dificuldades de relacionamento com os outros
• Situações de angústia, isolamento, timidez e baixa auto-estima.

Como é feito o pagamento?
O pagamento ocorre a cada sessão, sendo acertado entre cliente e terapeuta. É fornecido o recibo para reembolso no seu plano de saúde. Obs. A partir de 7 de junho de 2010 o número de sessões cobertas pelos planos de saúde passou de 12 por ano para 40. (ANS DIPRO n°25, RN 211)

Para quem | Idosos
Consulta Presencial| Individual ou em Grupo
Duração da Sessão | 60 minutos
Periodicidade | A frequência da consulta pode ser de 1 a várias sessões por semana.

cliqueaqui.JPG